quarta-feira, junho 19

ASSÚ E 18 MUNICÍPIOS DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO

Em 2012 os municípios: Assú, Baraúna,Tibau, Grossos,Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue,Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues,Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos,Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Paraú e Upanema, se uniram e formaram o Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, com o objetivo de cumprir a lei N°12.305 de 02 de agosto de 2010, que determina que estados e municípios tem até 2015 para eliminar os lixões, e dar o tratamento adequado ao lixo de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


Na época, encaminhamentos foram realizados e a diretoria do consórcio foi formada, tendo como presidente o prefeito do Assú, Ivan Júnior.
Após as eleições, com a mudança de alguns prefeitos a questão não havia mais sido discutida, até esta terça-feira (18/06), quando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com prefeitos e representantes dos municípios, realizaram no auditório do ICMBio/Floresta Nacional de Açu (Flona) em Assú, uma reunião para tratar da reestruturação do consórcio.


19 dos 24 municípios estiveram representados, houve um amplo debate, e uma das primeiras providencias foi a eleição da diretoria para o biênio 2013/2014, que tem na Presidência Ivan Padilha (Prefeito de Pendências) e na diretoria: Ivan Júnior (Assú); Luiz Cavalcante (Carnaubais); Luana Bruno (Areia Branca); Jackson Bezerra (Afonso Bezerra) e Leonardo Oliveira (Ipanguaçu).O próximo passo será a formalização da entidade jurídica com CNPJ e depois a criação do seu estatuto.



“Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, somente cerca de 1000 tem o serviço de coleta seletiva, e apenas 12% do que é coletado é de fato reciclado. Assú faz parte desta realidade, porém estamos trabalhando para muda-la”. Destacou o prefeito Ivan Júnior.

Uma nova reunião esta agendada para o dia 03 de Julho. A diretoria do consórcio irá trabalhar para que todos os 24 municípios estejam representados.

A Semarh acompanha e apoia por meio de sua assessoria técnica os trabalhos do consórcio.

SEACOM – PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário