quinta-feira, junho 13

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de Junho.

A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas. 


 

Esta data visa alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam esta na escola a prender a construir um futuro melhor para si para as suas famílias.

 O Dia MUNDIAL contra o trabalho infantil visa assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalhos infantis. 

A UNICEF estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados.

PROGRAMA PETI DE LAJES, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
fonte:http://cabuginoticia.blogspot.com.br/

Ontem dia 12 de Junho na quadra Manoel Procópio de Moura, o programa PETI-Lajes/RN veio mostrar e dizer não ao trabalho infantil, diante de centenas de pessoas que lá estiveram como: A secretária de Educação Irene Martins, Secretário da Juventude e Esporte Laureano Alves, a Secretária de assistência Social Maria Juvanete, Selma Silva, a população em geral.
Juliana Psicóloga do CRÁS e orientadora do PETI  

Juliana Psicóloga do CRÁS e orientadora do PETI Em suas palavras diz que todos estão ali para combater realmente o trabalho infantil, que infelizmente existe essa data para ser lembrada, porque se não existisse o trabalho infantil, agente não precisa lembrar essa data e que não é uma data para sim comemorar e sim para lembrar e combater o trabalho infantil lembra ainda que estamos na semana de combate as drogas em nosso município, fala ainda que se não dermos as mãos e fechar os olhos elas vão continuar existindo e vão continuar aumentando, como tem aumentado em nosso município,  por isso pedimos a todos os órgão que desenvolva algum trabalho para a criança e o adolescente.






Juliane lembra os voluntários que ali estão como: Állysson da Oficina do Coral, monitor Ramon,  Rafaela -Teatro, Henrique, Luciana - Artesanato, Vivaldo -Violão, Luana, Neto, José Harley - Taekwondo, João Augusto - Desenho, e finaliza suas palavras dizendo que foi com carinho que todos fizeram suas apresentações e vão mostrar aqui.


Começando as apresentações: 

Vôlei
Futsal
Voluntário - Vivaldo Miranda mostrando o que está repassando nas aulas para as crianças, por ex: Todas as partes de um violão, notas musicais entre outros...


Mostrando as partes de um violão
Logo em seguida com ajuda do Allysson cantou a música do PETI

Voluntário - Neto, que trouxe uma peça mostrando que em uma casa rica, crianças são usadas para trabalhar para, perdendo assim sua adolescência.

Voluntária - Luciana, mostra a todos o artesanato confeccionado por alunos dos programas CRÁS e PRO JOVEM aqui de Lajes

 Oficina de reciclagem, reutilizar produtos que são jogados no lixo nas mãos desses jovens viram produtos confeccionados e reutilizados 
 
Voluntário - José Harley mostrando aulas repassadas no PETI para as crianças e adolescentes.
 
Alunos
Uma pequena demonstração de combate e defesa.
Quebrando uma telha com a ponta do pé.
Agora o professor mostra a todos o que o poder da perna tem, agora lembrando que para todos o Taekwondo é para defesa pessoal e participação em eventos profissionais como os que o mesmo participa, nada de querer sair por ai fazendo besteira, foi dado o recado.

Voluntário - João Augusto, vários alunos vieram mostrar o que aprenderam na oficina de desenho.
Oficina de desenho

Voluntária - Rafaela, que trouxe seus alunos mostrando de como é que é exporto o trabalho infantil desde uma pequena venda de cocadas, pedir esmola para manter seus Pais e até mesmo na prostituição, por isso é que coisas desse tipo não pode e precisamos ver e denunciar.



Voluntário - Allysson da oficina do coral do PETI, que junto com seus alunos cantou a música do PETI.
 
Agora 2 apresentações ficaram por conta dos alunos da Escola Dr. Eloy de Souza, a 1ª apresentação é do Grupo de dança a monitora Franciele que trás a musica violência infantil, logo em seguida o professor Fábio Fernandes trouxe seus alunos do grupo de teatro da Escola Dr. Eloy de Souza apresentando a Escola Brasil, que como em todas apresentações em eventos tiram sorrisos de pessoas, veja algumas fotos:
 
Infelizmente na quadra exitem 3 refletores queimados por isso ficou um pouco escuro as fotos
Grupo de dança
Grupo de dança
Grupo de teatro
 
 Agora o grupo Pau e lata que tem seu apoiador e professor de História entre outros atributos Cicero que se apresentaram para todos na quadra.
 
 
 
 
 
Este é Cicero um guerreiro até debaixo dágua

Para finalizar o evento a ultima presentação ficou por conta dos alunos do PROGRAMA CRÁS E PROJOVEM, que mostrou que a vida das drogas é difícil mais como vimos no final da peça é que o bem vence o Mau tirando assim a criança e adolescente desse mundo triste que é das drogas, veja algumas fotos:
Realização:
PETI,
CRÁS,
PROJOVEM,
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,
ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário