quinta-feira, agosto 8

A importância do Sindicato

Blog Lajes Central Informativo

A palavra sindicato tem origem no termo latinosindicus, que designava uma espécie de advogado, um funcionário que auxiliava nos julgamentos. Por isso, o Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada categoria. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns.

Muitas vezes os trabalhadores sentem dúvidas ou até mesmo lesados em seus direitos, e quando isso acontece, o Sindicato poderá orientá-lo sobre como exigir o cumprimento dos seus direitos.

Os Sindicatos têm condições de tentar a solução dos problemas por meio de negociação, denúncia à Delegacia Regional do Trabalho ou à Procuradoria do Trabalho se necessário e, em última instância, ingressar com ação na Justiça do Trabalho. É importante lembrar que acordos, convenções coletivas e dissídios (ações ajuizadas no Tribunal para solucionar conflitos), o Sindicato pode exigir seu cumprimento mediante ação judicial.

Os Sindicatos têm grande importância na vida dos trabalhadores: direitos e garantias são negociados em benefício da categoria. Os Sindicatos devem obrigatoriamente defender os interesses individuais e coletivos de sua base, defender e fazer valer seus direitos.

Enfim, as entidades de caráter sindical não existem por acaso, mas possuem uma importância vital. Um Sindicato no qual exista união da categoria, certamente, trará melhores condições de vida e de trabalho a todos os servidores.
Vocês, servidor público municipal de Lajes Precisam estar unidos para estarem mais fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário