terça-feira, agosto 20

TRE inicia a segunda fase de recadastramento; eleitores que perderam o prazo podem agendar

http://jornaldehoje.com.br/
Está encerrada a primeira etapa do recadastramento com coleta de dados biométricos do município de Natal, em que foram convocados os eleitores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março para atualizar seus dados e cadastrar impressão digitais. Os eleitores que não puderam ou não conseguiram agendar seus atendimentos nestae período devem se programar para realizar os atendimentos para as próximas semanas, para não deixar para o final do recadastramento. Mesmo que não seja possível agendar o atendimento para os próximos dias, o eleitor pode marcar para a data disponível para agendamento, mesmo que seja fora do período programado para o aniversário do eleitor.

Agora, até 14 de setembro, será a vez do atendimento dos eleitores nascidos nos meses de abril, maio
e junho. O recadastramento biométrico do município de Natal segue até 14 de dezembro, e os eleitores que não comparecerem à revisão terão seus títulos cancelados. Além do disque agendamento, disponível pelo número 3654-5000, o eleitor também tem à disposição o agendamento pela internet, acessível pelo site www.tre-rn.jus.br.

Até o momento, mais de 90 mil eleitores já passaram pela revisão eleitoral em Natal. Diariamente o TRE-RN têm ultrapassado a meta de atendimentos, que saltou de uma média de 3,5 mil por dia registrados há dez dias, para 4,5 mil nesta semana. Somente nesta quinta-feira (15), 4.487 eleitores foram atendidos na central de atendimento montada no Fórum Eleitoral de Natal, no Tirol.

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles com voto facultativo, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos.

Segurança na hora de votar

O recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. A biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar, já que identifica os eleitores por suas impressões digitais e diminui a chance de fraudes na identificação pessoal. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. Por isso, de 2012 a 2014, o programa de identificação biométrica da Justiça Eleitoral recadastrará cerca de 14 milhões de eleitores (até o momento, 12,8 milhões de eleitores já foram convocados), que se juntarão a outros 7 milhões já recadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário