domingo, agosto 3

Por que os Brasileiros são tão passivos com os abusos da política?

O Brasil é um país que carrega o estigma da corrupção política. Entra governo, sai governo e os escândalos não param de aparecer.

Mas por que os brasileiros são tão passivo com os abusos da política? A resposta não é tão clara, mas é certo que a maior parte dos brasileiros é acomodada.

No Brasil existem poucos movimentos populares espontâneos. E quando isso acontece, quando o povo vai à rua, o movimento é logo associado a sindicatos e partidos de esquerda.

Vivemos num país democrático, onde a democracia parece não ser valorizada. Na época da ditadura brasileira havia mobilização social contra o governo, não só nas ruas, mas também nas artes e na imprensa. O povo se indignava e lutava.

Atualmente, os brasileiros vivem a inércia, parecem acostumados aos escândalos e esquemas que regem a política do país. Pesquisadores e sociólogos afirmam que os grupos que, historicamente, lutavam contra os abusos políticos, hoje estão vendidos à máquina do governo, recebendo milhões de reais para se calarem.

Podemos dizer que a sociedade brasileira ficou mais fraca, e o estado ficou mais forte. Por isso os brasileiros não reagem aos casos de corrupção que vivem estampados nas manchetes dos jornais.

Os valores ideológicos foram perdidos e, hoje, até mesmo a imprensa brasileira não está imune às amarras que defendem interesses políticos e financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário