domingo, maio 26


Marcha das Vadias em SP pede que mulheres denunciem agressões

Manifestantes, em sua maioria mulheres, pediram autonomia sobre seus próprios corpos
Esta é a terceira edição da Marcha das Vadias em SP

Com o tema Quebre o Silêncio, a terceira edição da Marcha das Vadias de São Paulo ocupou neste sábado as ruas do centro da cidade incentivando as mulheres a denunciar a violência a que são submetidas.
Portando faixas e cartazes, os manifestantes, em sua maioria mulheres, pediram autonomia sobre seus próprios corpos e rechaçaram a ideia de que a roupa ou o comportamento justifiquem violência contra elas.
"A gente quer mostrar que as mulheres são livres, que a palavra vadia significa liberdade. Queremos mostrar para homens e mulheres machistas que nós temos nosso lugar e somos iguais aos homens. Há de haver esse respeito. A gente tem de sair na rua com a roupa que quiser", disse Luana Rodrigues Silva.
Na manifestação foram distribuídos "cartões de emergência" às mulheres, que podem ser levados na carteira, com telefones de delegacias especializadas em crimes contra a mulher, do hospital Pérola Byington - que atende pessoas em situação de violência sexual - e da central de atendimento à mulher (180).

"O ideário disseminado pelo patriarcado ensina que vadia é uma mulher vulgar, promíscua, que não esconde seus desejos sexuais e que isso é algo negativo. Que existem mulheres para se casar e mulheres para fazer sexo. A palavra vadia é usada para ofender e depreciar a imagem da mulher. Por isso o termo foi apropriado pelo movimento visando ressignificá-lo", dizia texto distribuído pelos organizadores.

Além de São Paulo, outras 13 cidades do País recebem neste final de semana a Marcha das Vadias, dentre elas sete capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, São Luiz e Aracaju.

A origem

O protesto teve origem no Canadá e se espalhou pelo mundo. Conhecido como ‘SlutWalk’, ele é realizado neste sábado em diversas cidades do Brasil. O movimento ‘SlutWalk’ começou em Toronto, no Canadá, quando alunos de uma universidade resolveram protestar depois que um policial sugeriu que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como “vagabundas” para não serem vítimas de abuso sexual ou estupro.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário