segunda-feira, setembro 2

Greve produziu possibilidade de GME mensal ou abono para os funcionários da educação

Abono salarial ou pagamento mensal da Gratificação de Mérito Educacional. Estes foram os únicos itens ligados aos funcionários das escolas que o Governo do Estado aceitou tratar com o Sinte-RN durante a greve. Mesmo concordando com a proposta, a Secretaria de Educação transferiu a responsabilidade para a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, por entender que o assunto não é de sua competência.

Diante disso, a direção do Sinte-RN vai buscar a Secretaria de Administração a partir da próxima segunda-feira(02). O objetivo é pressionar o Governo pelas medidas emergenciais na GME ou através de abono, já que diante da quebradeira do Estado, o Governo proibiu qualquer tipo de reajuste salarial.

Segundo a coordenadora geral do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso, durante a greve o Sindicato manteve a proposta dos funcionários o tempo todo na mesa de negociação. “Em todas as oportunidades chamamos atenção para a pauta dos funcionários, mas a Secretaria de Educação se recusa até mesmo a falar no assunto. Seria preciso uma intensa participação da categoria para revertermos plenamente essa situação”, avalia Fátima Cardoso, coordenadora do Sindicato.

Contudo, a recém-encerrada greve mostra uma realidade bem distante do objetivo da coordenadora geral. A adesão foi muito baixa. O funcionário da escola João Tibúrcio, Sebastião Izidrio, foi um dos poucos a entrar em greve e participar das mobilizações. Ele avalia que a paralisação atingiu no máximo 10% do segmento.

O diretor de comunicação do Sinte-RN, Ionaldo Tomaz lamenta a baixa adesão ao movimento. “Em lugar nenhum do mundo direção de sindicato sozinha tem força contra o patrão. Sem a pressão da categoria unida, ficou fácil para Rosalba virar as costas para a proposta de Plano de Carreira dos funcionários”, avalia Ionaldo.

Mas a direção do Sindicato acredita que essa situação possa ser revertida. Segundo o coordenador José Teixeira, o Sinte-RN vai continuar mobilizando e buscando conquistas para os funcionários. “Acreditamos que poderemos arrancar conquistas através da força natural do Sinte-RN, que é hoje o maior Sindicato do Estado. É certo que sem o necessário apoio dos companheiros funcionários não serão as conquistas que sonhamos, contudo acreditamos que essas vitórias serão motivadoras para chegarmos ao nível de mobilização que almejamos”, explica Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário