segunda-feira, julho 8

Comitiva potiguar com 70 prefeitos reivindica melhorias em Brasília

A capital do Brasil receberá mais de quatro mil representantes de municípios de todo o país a partir desta segunda-feira (8) para debater o equilíbrio das finanças e os repasses federais para os municípios. A comitiva potiguar será formada por mais de 70 prefeitos e 80 participantes entre vice-prefeitos e secretários de saúde. 


A “marcha dos prefeitos” como é conhecido evento terá foco na discussão nacional de melhorias administrativas como o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a reposição das desonerações de impostos como o IPI e o reajuste dos programas federais.

No caso dos prefeitos do Rio Grande do Norte, a pauta de reinvindicações inclui ainda a crise financeira dos municípios que sofrem com o aumento no salário mínimo e a questão dos aumentos obrigatório do piso dos professores. “A comitiva do Rio Grande do Norte vai a Brasília buscar apoio do governo federal para manutenção e continuidade dos programas que sofreram reajustes nos últimos anos”, comenta Benes Leocádio, prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

O prefeito explicou que os prefeitos do Rio Grande do Norte irão à Brasília acompanhados dos secretários municipais de saúde para reivindicar também pelos aumentos nos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os reajustes federais para a saúde estão defasados com o governo pagando R$ 10 por consulta, enquanto o município tem que pagar R$ 100 ao médico”, argumenta Benes Leocádio.

Além do desequilíbrio financeiro da saúde, o presidente da Femurn aponta a crise enfrentada pelos aumentos no salário mínimo. “O reajuste é duas vezes maior do que o reajuste do Fundo de Participação dos Municípios. Como podemos equilibrar as contas?”, questiona Benes.

Esse ano a “Marcha dos Prefeitos” completa 16 edições e deverá contar com uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) e os representantes municipais.

fonte: http://pedrapretareal.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário