quarta-feira, junho 5


'Morador de UTI', menino está internado há 8 anos em Natal 


Sem perspectivas de alta, pacientes crônicos ocupam
leitos nas UTIs de Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)
Depois dos três meses de vida, Carlos Daniel, atualmente com 8 anos, nunca mais saiu do ambiente hospitalar. Desde que foi diagnosticado com distrofia muscular, o garoto está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal. Carlinhos, como é chamado pela equipe médica, é uma das crianças com doença crônica que dependem de ventilação mecânica para sobreviver. Nas palavras de médicos e enfermeiros, são os chamados "moradores da UTI". 


Dos dez leitos da UTI pediátrica, cinco estavam ocupados por crônicos no Maria Alice Fernandes. Outros pacientes com o mesmo problema ocupam quatro dos dez leitos do Hospital Infantil Varela Santiago. Sem perspectivas de alta, as crianças ficam em vagas que poderiam ser destinadas a pacientes agudos. "Apenas metade dos leitos têm rotatividade", explica o diretor geral Wilson Cleto, que espera o remanejamento de novos profissionais para colocar em funcionamento uma nova UTI recém-construída e específica para os pacientes crônicos.

A médica plantonista Vanessa Pache da Rosa explica que as crianças são vítimas de anoxia - ausência de oxigênio no cérebro - ou distrofia muscular. "No caso de Carlinhos, ele tem uma distrofia que evolui progressivamente diminuindo a movimentação. Afeta membros e respiração, chegando a um ponto que os pacientes só sobrevivem com ventilação mecânica", conta. A pediatra lembra que além do problema dos leitos, a permanência dos pacientes crônicos na UTI traz riscos de infecção no ambiente hospitalar. De acordo com a médica, os pacientes com distrofia muscular não costumam passar da adolescência.
Natural de Bento Fernandes, município a 88 quilômetros de Natal, Carlos Daniel não fala e só move um dedo de cada mão. Ele é o quarto dos cinco filhos de Michele Gomes da Silva, 35 anos, que vendeu a casa no interior para acompanhar o filho na capital. “Consegui um emprego e vim sem saber se ia dar certo. Ficava o dia todo no hospital”, diz a mãe, que hoje visita com menos frequência o filho. Michele justifica que o dia a dia ficou mais complicado depois que o marido a deixou.

Desempregada, a mãe sustenta a família com os benefícios do INSS de Carlos Daniel e do Programa Bolsa Família, o que dá R$ 908 por mês. Mesmo sabendo da falta de perspectivas de melhora, Michele não deixa de sonhar com a saída do filho do hospital. “Gostaria que ele ficasse bom, mas depende da vontade de Deus. Se fosse pela equipe médica, isso já teria acontecido. Todos têm o maior amor por Daniel”, diz. A pediatra Vanessa Pache explica que Carlinhos se comunica mexendo a barriga, pelo olhar e também com os dedos. "Ele responde a estímulos, reconhece as pessoas e se emociona. Percebe até quando chegam pacientes novos na UTI. Com esse pouco movimento ele consegue ter contato conosco", afirma a pediatra.

Enfermeira do hospital desde que a criança chegou na UTI, Maria de Fátima Martins de Araújo lembra que o "xodó da UTI" foi perdendo os movimentos gradativamente. "No início ele conseguia sorrir para nós", relata. Maria de Fátima conta que Carlinhos gosta da banda Calypso e se chateia quando desligam a televisão. Todos os anos, a equipe médica e a família comemoram o aniversário do garoto, com direito a decoração, bolo e lancheira



fonte:http://coronelezequielnoticias.blogspot.com.br/


Suspeito de roubar carros de luxo é preso com BMW no RN, diz PM 

BMW foi em poder de Thiago Padeiro nesta terça, em Natal (Foto: Leonardo Melo/G1) A Polícia Militar de Parnamirim, cidade da Grande Natal, prendeu no início da tarde desta terça-feira (4) um homem suspeito de liderar uma quadrilha especializada em roubar carros de luxo no Rio Grande do Norte.




Thiago Menezes, conhecido como Thiago Padeiro, foi preso em uma barreira policial na avenida Maria Lacerda Montenegro, no bairro de Nova Parnamirim Ele foi detido por força de um mandado de prisão expedido pela Justiça potiguar.



"Ele foi parado em uma barreira e reconhecido por nossos policiais. Por precaução, checamos se havia algum mandado em aberto contra o Thiago, o que acabou se confirmando. Por isso, ele será levado para a Delegacia Especializada de Capturas e ficará à disposição da Polícia Civil", falou o tenente-coronel Jair Júnior, comandante do policiamento em Parnamirim.

O oficial disse que a BMW apreendida com Thiago também foi levada para a delegacia. "Ainda não sabemos se o veículo é lagalizado ou não. Isso será chacado na delegacia. Se por acaso estiver irregular, será mais um crime atribuído ao Thiago", reforçou.
Thiago Padeiro, segundo a polícia, seria o líder de uma quadrilha seria composta por jovens de classe média que costumava roubar carros de valor mais elevado. Esses veículos, após o roubo, são levados para condomínios de luxo e ficam escondidos para despistar o trabalho policial. Thiago Padeiro havia sido preso em janeiro deste ano, mas foi solto por decisão judicial.

G1 RN



Polícia prende quadrilha suspeita de fazer arrastão em fazenda no interior



 A Polícia prendeu uma quadrilha, nesta terça-feira (4), dentre eles dois adolescentes, suspeita de realizar um arrastão em uma fazenda localizada na zona rural de cidade de Caiçara do Rio dos Ventos. Durante o assalto. cerca de oito pessoas foram mantidas reféns por quase quatro horas. 





 Os presos foram conduzidos por policiais militares até Lajes, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Um dos moradores do local conseguiu se evadir do local e acionar a PM.
Os presos foram identificados como John Everton da Silva Martins, José Marcos dos Santos Pereira, Rodrigo Alexandre Farias Araújo além de dois menores de 16 e 17 anos. Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

John Everton, José Marcos e um dos menores foram abordados pela Polícia na BR-304. Em seguida os policiais militares seguiram até a residência de Rodrigo Alexandre, localizada na cidade de Santa Maria, onde prenderam este, aprenderam o outro adolescente, como também recuperam cinco ovelhas roubadas e ainda apreenderam uma motocicleta de placa MZI-4421 de São Pedro/RN, desmontada, com suspeita de ser sido roubada no dia 1º de junho, na cidade de São Pedro.

Assalto

O crime aconteceu na tarde de da última segunda-feira (03), por volta das 16h30, numa fazenda localizada na Zona rural de cidade de Caiçara do rio dos Ventos. Cerca de oito pessoas foram mantidas reféns por seis bandidos armados, enquanto vários objetos e quinze ovelhas foram subtraídos.

Os bandidos invadiram a fazenda usando um carro tipo Corsa Hatch de cor cinza, placas MVC-2603, e uma motocicleta Honda CG 125 Fan, de cor preta, placas MMS-4510. Uma das vítimas conseguiu fugir do local e acionar a polícia.

Parte dos bandidos levou uma carga de ovelhas e os outros comparsas ficaram com a família na fazenda, quando retornaram e perceberam que as viaturas se aproximavam da propriedade, os assaltantes resolveram fugir a pé pela mata deixando os veículos usados no assalto, que foram apreendidos pela polícia.

*Fonte: Assessoria / Degepol