terça-feira, agosto 27

Rapaz de Pedra Grande encontrado morto em Natal, pode ter pulado da ponte Newton Navarro

O Pedragrandense encontrado morto na praia da Redinha em Natal/RN, se chamava "Francinaldo", morador de Acauã, mais conhecido como Belezinha e Zé Preto. O mesmo estava desaparecido à quatro dias e foi encontrado nesta manhã de segunda-feira(26), já em estado de decomposição. Segundo informações cedida pela a família, o rapaz pulou da "Ponte Newton Navarro" e não foi tiros como havia sido publicado anteriormente. 

"Francinaldo", foi o mesmo rapaz que no dia 25 de Abril de 2011, subiu em uma das torres de testes da eólica, cujo a mesma media 95 metros, na Praia de Enxú Queimado, zona rural de Pedra Grande/RN. Ele tentou pular de cima para baixo. O corpo do jovem ainda se encontra no Itep, onde em instante deverá ser liberado e sepultado nesta terça-feira(27).

André Correia

RN-118: acidente com caminhão da Schin deixa três feridos;confira foto

http://www.blogdeassis.com.br/
Um grave acidente hoje, (27), por volta das 10h00min da manhã, na RN-118, que liga Caicó a Cidade vizinha de Jucurutu deixou três pessoas com ferimentos graves. Um caminhão pertencente a empres Schincariol de Caicó trafegava na referida RN quando um dos pneus traseiros estourou. 

O motorista perdeu o controle do veículo e tombou próximo a Laginhas. No caminhão encontrava-se três funcionários da empresa, que foram identificados como Thiago Aparecido Dantas, Josione Morais e Francisco de Assis Galdino Filho. 

Os três foram levados com urgência para o Hospital Regional do Seridó com escoriações pelo corpo e fraturas nos braços e pernas.
Segundo o hospital o estado das vítimas é estável e eles não correm risco de morte.

V&C notícias

EUA ESTÃO PRONTOS PARA LANÇAR ATAQUE CONTRA A SÍRIA


O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, disse em entrevista à BBC que as Forças Armadas dos EUA estão prontas para um ataque à Síria caso a ordem para o início da operação militar seja dada pelo presidente Barack Obama. Hagel disse que o equipamento militar necessário a um ataque já está posicionado.

O secretário de Defesa reforçou as declarações do secretário de Estado , John Kerry, de que está cada vez mais claro que o governo sírio está por trás do ataque com armas químicas lançado na semana passada, mas acrescentou que os EUA vão aguardar até que os fatos sejam confirmados com a conclusão dos trabalhos de inteligência. Os EUA disseram, pórém, que há provas "irrefutáveis" de que houve um ataque químico no país.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, interrompeu suas férias e convocou extraordinariamente o Parlamento, que se encontra em recesso, para uma reunião de emergência na quinta-feira para discutir uma possível resposta aos "ataques químicos" na Síria.

Um porta-voz do premiê britânico disse que o Reino Unido está fazendo planos de contingência para uma ação militar na Síria. Na segunda-feira, o chanceler britânico, William Hague, disse ser possível um ataque militar à Síria mesmo sem aprovação unânime do Conselho de Segurança da ONU.

O porta-voz da chancelaria russa, Alexander Lukashevich, pediu à comunidade internacional "prudência" quanto à crise e respeito à lei internacional.

"Tentativas de desconsiderar o Conselho de Segurança mais uma vez criando desculpas artificiais sem embasamento para uma intervenção militar na região vão produzir mais sofrimento na Síria e consequências catastróficas para outros países do Oriente Médio e do norte da África", disse num comunicado.

A Rússia e a China reforçaram nesta terça-feira seus alertas contra uma intervenção militar na Síria, e Moscou disse que a ação teria consequências catastróficas para a região.

A declaração do governo russo foi feita horas antes do ministro do chanceler da Síria, Walid Muallem, ter negado com veemência que o governo sírio tenha usado armas químicas, causando a morte de centenas de civis, de acordo com denúncias feitas na semana passada.

Encontro

Na segunda, segundo assessores de Cameron, o premiê britânico conversou com o president russo, Vladimir Putin, que teria dito que não há provas de que a Síria usou armas químicas contra os rebeldes. O governo sírio e os rebeldes acusaram-se mutuamente sobre os ataques de quarta-feira.

A organização Médicos Sem Fronteiras disse que três hospitais em que opera em Damasco trataram cerca de 3,6 mil pacientes com sintomas neurotóxicos, dos quais 335 morreram . Os EUA dizem que há "pouca dúvida" de que o governo do presidente Bashar al-Assad conduziu o ataque.

iG

Servidores não pretendem deixar a governadora em paz e Sindsaúde inicia ‘caça à Rosalba’

http://jornaldehoje.com.br/
Em greve há quase um mês, os servidores da saúde estadual não pretendem deixar a governadora Rosalba Ciarlini em paz enquanto ela não escutar as reivindicações da categoria. Na manhã de hoje (27), a governadora participaria de uma solenidade na sede da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na localizada na avenida Salgado Filho. Porém, os grevistas souberam da possível presença da chefe do Executivo Estadual e foram para o local na tentativa de uma ‘conversa’. Segundo os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), que estão acampados em frente à residência oficial de Rosalba Ciarlini há seis dias, os manifestantes deverão perseguir a governadora em qualquer solenidade em que ela tenha a possibilidade de ir.

A representante do Executivo deveria comparecer à cerimônia para entregar novos veículos que passarão a fazer parte da frota da Caern. Eram 25 caminhões de médio porte, seis picapes, e 104 motocicletas. Na ocasião, Rosalba Ciarlini também assinaria duas ordens de serviço para a capital. No entanto, a solenidade marcada para às 8h, foi cancelada após quase duas horas por conta da chegada de cerca de 150 manifestantes da saúde estadual.

De acordo com a assessoria de comunicação da Caern, o cerimonial do evento decidiu cancelar a solenidade para evitar conflito. Entretanto, para a coordenadora-geral do Sindsaúde, Simone Dutra, essa situação pode ser analisada de outra maneira. “Ela está virando as costas para o problema. Ela está se escondendo”, completou. De acordo com a líder sindical, a categoria se sente indignada com as ações do governo, ou a falta delas. “É um governo que não responde a nada, estamos buscando o contato, mas não temos respostas” completou Simone Dutra.

Sobre a ameaça de corte do ponto dos grevistas, a coordenadora destacou a indignação da categoria quanto à possível ‘saída’ encontrada pelo Executivo. “O governo ataca o servidor desde o seu já baixo salário”, informou. Ela também ressaltou que o sindicato não foi notificado sobre a suposta ilegalidade da paralisação e do ato na frente da residência oficial da governadora.

O ato de hoje foi mais uma ação do Sindsaúde na tentativa de serem ouvidos pela governadora. Ainda acampados em frente à casa de Rosalba Ciarlini, o grupo agora se propõe a buscar a governadora onde ela for. “Onde nós soubermos que ela está, nós iremos atrás”, disse. A sindicalista justifica que deseja ter esse encontro para avançar nas negociações. “Viemos hoje atrás da governadora para debater, mas ela se escondeu”, concluiu. Esta manhã, o Sindicato realizaria uma assembleia com os servidores acampados, mas esta foi cancelada para a realização do ato na Caern. Mesmo assim, alguns servidores se mantiveram no acampamento.

A pauta de reivindicações tem como base quatro pontos primários, entretanto é completada com mais observações. As principais solicitações pedem o pagamento da matriz salarial, baseado na lei 33.363, ponto este que segundo a sindicalista “o governo já disse que reconhece, mas não paga”. A líder do sindicato ressaltou que as reivindicações estão ao alcance do estado. “Nossa pauta é muito simples. A questão é que o estado está sem governante, está desgovernado”.

A convocação do concursados – que pretende não só melhorar a prestação de serviço, mas também dar melhor condições de trabalho aos funcionários – é outro ponto exigido, além da publicação da comissão que fará a revisão de cargos e salários dos funcionários da saúde. E por fim, o pagamento do reajuste das gratificações dos aposentados. Os quais não receberam quando foram ampliadas em 22%.

INVESTIMENTO

Após o cancelamento da cerimônia, a Caern informou através da sua assessoria de imprensa que pretende remarcar o evento para uma data ainda não definida. O presidente da Companhia, Yuri Tasso, deve entrar em contato com a governadora para que as documentações das ordens de serviço sejam assinadas ainda hoje.

Apesar disso, os veículos e as 600 bombas para poços adquiridos com recursos próprios da companhia, por meio de um investimento de R$ 3 milhões, já estavam no pátio para o uso. Porém, a Caern pretende investir em nova licitação para aquisição de mais 65 caminhões, 39 equipamentos para desobstrução, limpeza por sucção, para limpeza por hidrojateamento, 23 braços valetadores hidráulicos, seis retroescavadeiras e oito caminhões munck.

Em um segundo momento da cerimônia, a governadora assinaria duas ordens de serviço, sendo uma destinada à conclusão do sistema de esgotamento sanitário do bairro de Capim Macio e outra para a construção e instalação de três Estações Elevatórias para bombeamento de esgotos coletados nos bairros do Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade Nova e Quintas, beneficiando a região Oeste de Natal.

Assembleia decide continuar a greve


A categoria, presente na assembleia de hoje(27), decidiu manter a greve para pressionar por avanços na proposta apresentada pelo governo do Estado. Em documento, o governo reconhece a dívida do terço de hora/atividade e promete pagar os valores de abril a julho deste ano, em 10 parcelas, sendo a primeira em setembro próximo.

Fica estabelecido ainda o envio de um projeto de Lei de revisão do Plano de Carreira do Magistério até o mês que vem; o pagamento de uma letra; um projeto de lei que altera o porte das escolas; a convocação de concursados e prorrogação da validade do concurso.

O documento também abre espaço para a oficialização de um termo de ajustamento de conduta junto ao Ministério Público com relação aos servidores cedidos ao Sinte-RN.

Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a retomada da negociação é o resultado da pressão feita pelo Sindicato junto à sociedade. “Com recorde de rejeição e aliados políticos saindo do barco, o Governo Rosalba tinha que descer do falso pedestal e negociar”, avalia Fátima e acrescenta: “Apesar de sempre entendermos o diálogo como avanço, a proposta está longe do que merecemos, por isso vamos buscar avanços de hoje para amanhã, para serem apresentados na assembleia da quinta-feira”, conclui Fátima.

Ficou marcada uma nova assembleia para a próxima quinta-feira às 14:30, em local a ser definido.

Clique AQUI e veja o documento na íntegra.