domingo, setembro 1

RN vai receber médicos de seis países, confirma Secretaria de Saúde

lajesnewsrn.blogspot.com.br


O Rio Grande do Norte receberá médicos de seis países estrangeiros na primeira etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou nesta quinta-feira (28) a vinda de 18 profissionais da Espanha, Argentina, Rússia, Cuba, Portugal e Itália. Além dos médicos estrangeiros, 25 profissionais brasileiros, com formação no Brasil e exterior, atenderão nas cidades potiguares.


A maioria dos estrangeiros vem da Espanha, de onde chegarão oito médicos. O segundo país com mais profissionais é a Argentina, com cinco. Na sequência estão a Rússia, com dois médicos, além de Cuba, Itália e Portugal, cada um com um profissional. Os estrangeiros vão para três cidades da Grande Natal e duas do interior. São elas Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, São Miguel do Gostoso e Touros.

Com os profissionais brasileiros, a quantidade de cidades atendidas aumenta. Entram na lista os municípios de Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Monte Alegre, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana, totalizando 19 cidades potiguares.

Nesta sexta-feira (30), secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica dos municípios beneficiados realizarão uma reunião na Sesap para sistematizar o acolhimento dos profissionais brasileiros e estrangeiros escolhidos no programa. Os médicos devem chegar ao estado a partir de segunda-feira (2).

Durante a reunião, os técnicos da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) vão discutir com os representantes dos municípios como será a acolhida, atuação e monitoramento dos médicos. A Comissão no RN é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Conasems), além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Para a coordenadora do Provab e técnica da Sesap, Uiacy Alencar, o Mais Médicos atenderá uma carência do país. “Não temos médicos suficientes, principalmente para atuar na atenção básica. A distribuição dos profissionais ainda é muito desigual. No RN há 1,23 médicos por mil habitantes, proporção menor que a média nacional", explica.

A Sesap acrescenta que o programa terá duração de até três anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os médicos receberão uma bolsa de R$ 10 mil do governo federal. Haverá também ajuda de custo para acomodação nas cidades, que ficarão responsáveis por moradia e alimentação.
Fonte: G1RN
_______________________________________________
Fonte:http://cabuginoticia.blogspot.com.br/

Nota do Blog brother Washington de Lajes
 
INFELIZMENTE LAJES FICOU DE FORA,
QUE PENA!!!!!!!!!!!! POIS TEM ALGUM PROFISSIONAL QUE ESTÁ TRABALHANDO A FORÇA E AINDA FAZ PARECER QUE ESTÁ TRAZENDO PROBLEMAS DE CASA E JOGANDO EM PESSOAS QUE LÁ NO HOSPITAL VÃO PORQUE ESTÃO PRECISANDO, E QUANDO CHEGA LÁ O CARA PROFISSIONAL DIZ QUE NÃO PODE ATENDER A ESTE OU AQUELE TIPO DE DOENÇA, SE A PROMOTORIA SOUBER DISSO SÓ DÁ PARA O RABO DELE, ALOU PREFEITO BENES, VEJA ESSE PROBLEMA, POR QUE NO DIA QUE EU PRECISAR E CHEGAR LÁ E ESSE PROFISSIONAL VIM CHEIO DE AI, AI, AI NÃO VAR DAR CERTO NÃO!!!!!!!! DAI A MERDA VAI ESTÁ FEITA.

UMA DICA PARA ESSE PROFISSIONAL QUE TRABALHA A FORÇA OU TRABALHA COM ALGUM PROBLEMA, DEIXA O LUGAR PARA QUEM QUER AJUDAR E PEGUE SEU JEGUE E SE MANDE...

Barco naufraga e pescadores são resgatados no litoral sul do RN

Fonte:Blog:Jaco Costa
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) foi acionada no início da manhã de sábado (31) por causa de um naufrágio no litoral sul.
 Durante a madrugada, dois pescadores deixaram a praia de Pirangi em uma jangada que afundou deixando os dois em mar aberto e sem coletes salva-vidas.

De acordo com o comandante da CPRN, capitão de fragata Rodolfo Goes, as duas vítimas foram socorridas por outros pescadores da região antes mesmo da chegada da equipe da Capitania.

Ele alertou para o fato de nenhum dos dois tripulantes estarem utilizando colete salva –vidas, considerado um item obrigatório de segurança em embarcações.

“Ir para o mar sem colete é um risco muito grande. A capitania faz seu trabalho de alerta aos riscos, com palestras e visitas as colônias de pescadores.

Mais uma vez vamos insistir no uso do equipamento. Contudo, encontrar embarcação sem, não é normal. A sorte é que o acidente ocorreu de dia, porque se fosse a noite, seria muito difícil eles sobreviverem até serem localizados”, alertou o comandante.

A Capitania dos Portos enviou uma equipe de Inspeção e Segurança ao local, entre as praias de Pirangi e Búzios, para apurar as circunstâncias do ocorrido. Rodolfo Goes adiantou que um inquérito será aberto sobre o naufrágio.

Polícia recaptura presos que fugiram de delegacia e levaram fuzil

Dupla conseguiu escapar da DP de Pedro Avelino, mas foi cercada pela PM.

Foto: Divulgação / GTO Assu

A Polícia Militar conseguiu recapturar dois jovens que tinham fugido da delegacia de Pedro Avelino e ainda levado um fuzil da PM que estava na unidade. A dupla chegou a roubar uma motocicleta para conseguir escapar, mas devido ao forte esquema policial montado acabaram sendo localizados e se renderam.

Os dois jovens foram identificados apenas pelos nomes de Juan e Felipe. Eles estavam presos na delegacia de Pedro Avelino por força de um mandado de prisão, referente a uma investigação de latrocínio (roubo seguido de morte).




Por volta das 12h deste sábado (31), a dupla aproveitou que os policiais militares saíram da delegacia para abastecer a viatura e acabaram fugindo, levando um fuzil 556 e uma espingarda calibre 22. A partir daí, quando a fuga foi descoberta, vários policiais das cidades vizinhas foram acionados e passaram a realizar diligências.

A ação foi comandada pelo Grupo Tático Operacional de Assu e pela Rádio Patrulha da Polícia Militar. Os suspeitos chegaram a roubar uma moto Honda Pop, mas abandonaram o veículo durante um cerco. Juan e Felipe foram presos já por volta da meia-noite, quando os policiais cercaram uma casa onde eles estavam escondidos.

O fuzil, os dois carregadores e a espingarda calibre 22 foram recuperados e os suspeitos presos novamente. A dupla relatou que teria usado colheres para conseguir abrir um buraco na parede da delegacia e fugir.

AFONSO BEZERRA: COLETA DE LIXO VAI PARAR

http://fernando-averdade.blogspot.com.br/
A partir de segunda feira (02.09.2013)se não houver pagamento a coleta de lixo vai parar. Esta foi a decisão tomada pelos empresários responsáveis pela coleta do lixo. Os mesmos vinham bancando a despesa com combustível salário de motoristas mas segundo um deles o dinheiro da PREFEITURA tem dono: 04 empresários. Um do Assentamento Santa Maria, um comerciante da cidade, um construtor e um empresário de Angicos. Se a dificuldade fosse para todos eles aceitariam mas eles não podem bancar privilégios destes 04 empresários que recebem rigorosamente em dia.