quarta-feira, novembro 20

Dirceu: em dez anos, do auge à prisão

Preso na última sexta-feira ao lado de outros 11 réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, José Dirceu vivia, há dez anos, o auge de sua carreira na política.
Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2002, ele se tornaria ministro-chefe da Casa Civil. Exerceria o posto até ser acusado, em 2005, de chefiar um esquema de compra de apoio político no Congresso, o mensalão.A acusação, que ele sempre negou, acabaria chancelada pelo STF em 2012.
Mesmo após sua saída do governo e longe de cargos públicos — em 2005, foi expulso também do Congresso e ficou inelegível por oito anos —, Dirceu continuou a ser um alvo prioritário da oposição e uma figura altamente polarizadora da política nacional, capaz de gerar ódio entre críticos e fascínio entre simpatizantes.
Para muitos aliados e adversários, ele jamais perdeu ascendência no PT e até no governo federal e, ainda que preso, continuará ativo politicamente.
"Com certeza ele manterá seu espaço no PT e na política nacional", diz à BBC Brasil o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
"Eventuais erros que possamos ter cometido e as dificuldades por que passamos não inviabilizam a possibilidade de corrigirmos os rumos e darmos a volta por cima".
Segundo um assessor de Dirceu, sua futura participação política dependerá das condições de sua pena.
Até sua prisão, o ex-ministro mantinha um blog, em que comentava temas políticos. No dia de sua detenção, ele publicou uma carta em que criticou o julgamento, se disse injustiçado e anunciou que recorreria da condenação a cortes internacionais.
O assessor diz que, caso a sentença não o prive de escrever, ele continuará a atualizar o blog.
Na tarde de segunda, Dirceu e outros quatro condenados no julgamento foram transferidos da Penitenciária da Papuda para uma prisão destinada a detentos do regime semiaberto.
Sua defesa agora trabalha para que ele possa deixar a prisão durante o dia.
Dirceu foi condenado por dois crimes, corrupção ativa e formação de quadrilha, mas somente a condenação por corrupção ativa começou a ser executada, já que não pode mais ser revertida por recursos.
Essa condenação – de sete anos e 11 meses de prisão – lhe dá o direito ao regime semiaberto, em que pode sair da cadeia durante o dia para trabalhar.
Se, posteriormente, o STF rejeitar seu recurso à condenação por formação de quadrilha, sua pena será ampliada para 10 anos e 10 meses de prisão e ele terá de cumpri-la inicialmente em regime fechado.
Poder em declínio
Outros colegas de partido, porém, avaliam que Dirceu está marginalizado politicamente e que, com a prisão, seu poder encolherá ainda mais.
Um deputado federal petista afirma que o ex-ministro continuará participando dos debates internos do PT, mas que antes da prisão ele já não tinha mais qualquer influência direta no partido.
Segundo o deputado, Dirceu exerceu posição de destaque no PT somente até deixar o governo, em 2005. Ele lembra que, ainda naquele ano, a corrente majoritária do PT o excluiu da Comissão Executiva Nacional e que, na última eleição interna da sigla, na semana passada, ele não ingressou nem sequer no diretório nacional.
"Hoje, a importância do Dirceu (no PT) é meramente simbólica", diz o professor de história contemporânea da USP Lincoln Secco, autor do livro História do PT.
Sem posição no aparelho do Estado ou do partido e sem o poder de fazer nomeações de cargos, Dirceu, segundo Secco, não exerce mais influência sobre as bases do PT.
O desprestígio do ex-ministro no partido se exprime também, afirma o professor, pela frieza com que a direção da sigla tem tratado o julgamento do mensalão.
Para Secco, nem Lula nem a corrente majoritária do PT jamais o defenderam explicitamente, ainda que segmentos de extrema-esquerda do partido tenham promovido no ano passado uma campanha em desagravo ao ex-ministro.
A postura da cúpula partidária, segundo ele, condiz com as diretrizes que passaram a ser seguidas pela sigla nos anos Lula.
"A direção do PT é dominada por uma ideologia chamada de lulismo, que acha que, para se manter no poder, o partido não pode provocar debates que levem a um radicalismo na opinião pública."
"A defesa de Dirceu atrapalha o projeto eleitoral."
O papel que Dirceu exerce hoje no PT contrasta com sua participação no partido entre 1995 a 2002, quando presidiu a sigla.
O professor afirma que naquele período, com mão de ferro, Dirceu conseguiu unificar a sigla – até então rachada entre suas várias tendências – e transformá-la numa "moderna máquina eleitoral social-democrata". E isso tudo num momento crucial: o conturbado segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.
"Sem ele, o PT não teria tido a mesma chance de ganhar em 2002", diz.
"O Lula nunca teve capacidade de resolver problemas internos do partido e sempre precisou que alguém que fizesse isso. O Dirceu foi essa pessoa; o legado dele é o que o PT é hoje".


FONTE:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131118_jose_dirceu_mensalao_jf.shtml

PROFESSORA MORRE ENVENENADA NA CIDADE DE MACAU NO RIO GRANDE DO NORTE.

 A professora Silvana Fonseca Ferreira, de 35 anos de idade, morreu envenenada, fato ocorrido por volta das 16 horas e 30 minutos de terça feira, 19 de novembro de 2.013, na cidade de Macau, no estado do Rio Grande do Norte. De acordo com familiares, Silvana vinha enfrentando problemas fortes de depressão há mais de um ano, e se queixava bastante. Durante a tarde de ontem, após tomar veneno, disse a mãe dela que havia ingerido o produto. Imediatamente a mãe de Silvana Fonseca a levou para o posto de saúde da cidade, onde alguns procedimentos foram realizados. Silvana ao ser transferida para outra unidade de saúde, com atendimento bem mais qualificado, não resistiu e veio a óbito antes mesma de sair da cidade. A vítima foi funcionária pública municipal, e professora, era casada, e deixou três filhos, de acordo com as informações que recebemos. O corpo de Silvana foi examinado no ITEP em Mossoró, pelo médico legista de plantão, e em seguida entregue aos familiares para o sepultamento. Lamentável.

Foto.Macau em Fatos. 

 
http://www.passandonahora.com.br/

Homem é baleado na boca em atentado no bairro das Rocas

Vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para o hospital.

 O bairro das Rocas voltou a ser cenário de violência. Na noite desta terça-feira (19), um homem ainda não identificado sofreu um atentado e foi baleado na boca. A vítima estava cainhando em via pública, na rua Almino Afonso, quando foi surpreendida por um ou mais criminosos.

De acordo com informações da polícia, o homem sofreu um tiro na boca e o projétil transfixou, saindo já quase pelo pescoço da vítima. Apesar disso, ele sobreviveu e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar socorro.

Quando os paramédicos chegaram ao local encontraram o homem com bastante dificuldade para respirar. Ele recebeu os primeiros socorros e, imediatamente, foi conduzido para o Hospital Walfredo Gurgel. A reportagem tentou contato com a unidade, mas como não tinha a identificação, não conseguiu descobrir o estado de saúde da vítima.

A polícia apurou no local do crime que a vítima era vista com frequência em um hotel na rua Pereira Simões, também nas Rocas. No momento do atentado, ele estava apenas uma sacola com roupas e outra com restos de alimentos. Alguns populares declararam para os policiais que os bandidos estariam em um carro branco, cujo modelo não foi identificado.

*Com informações do Patrulha Rocas

Polícia investiga morte de adolescente após ex postar vídeo íntimo na internet

Jovem de 16 anos morava em Veranópolis, no Rio Grande do Sul; polícia investiga o caso

Uma adolescente de 16 anos se matou após descobrir que o ex-namorado divulgou imagens íntimas dela na internet. A polícia de Veranópolis, no interior do Rio Grande do Sul, ainda investiga o caso.

Apesar de o nome dele aparecer nas fotos, outras pessoas podem ter postado as imagens e também serão responsabilizadas.

O rapaz teria copiado as imagens a partir de um bate-papo pela câmera do computador. A família entregou o computador e o celular da jovem à polícia.

Outro caso

No Piauí, a adolescente Júlia Rebeca de 14 anos foi encontrada morta no dia 10 de novembro. A polícia investiga a hipótese de a adolescente ter se matado após aparecer em um vídeo íntimo compartilhado pela internet.

Leia mais notícias de Cidades

Afonso Bezerra: Ônibus estudantil quebra e discussão vai parar na Câmara de Vereadores da cidade.



Em Afonso Bezerra, RN, alunos condicionados ao transporte estudantil para deslocamento com destino às universidades as quais estudam, UERN Assú, Universidade Católica e UFERSA Angicos, vêm enfrentado sérios problemas com relação às más condições dos veículos disponibilizados pela Prefeitura do Município.

Após mais uma quebra do ônibus, a discussão foi levada por uma comissão de estudantes aos anais da câmara de vereadores do município Afonso-Bezerrense. A reportagem da rádio princesa do vale, de Assu, RN, ouviu os universitários que relataram o descaso continuamente enfrentado pela classe estudantil.

Estudante da UERN, José Leandro Luiz da Silva, relatou que, quando o transporte não quebra na cidade de Assu, quebra em Angicos, obrigando os estudantes a esperarem o deslocamento de outro veiculo ou até mesmo esperar por alguma carona em transportes de outras cidades. “Em virtude disso, já aconteceu de chegarmos mais de 00h00minh em nossa cidade” alegou José Luiz.

Na visão da estudante da Faculdade católica, Aline Bezerra, os universitários chegam a contabilizar três dias de aulas perdidos na semana, devido o quebra – quebra do veiculo. Ainda em seu relato, a estudante afirma que o poder público municipal nunca tem verbas para efetuar a aquisição de peças, mas tem para outros fins. “Eles dizem que não tem verbas pra adquirirem os pneus do ônibus, porém, não avaliam o quanto está sendo gasto com outros transportes para socorrer o veiculo hora quebrado e, para transportar-nos. O secretário responsável pela pasta já foi procurado inúmeras vezes, mais até aqui, nada foi resolvido” ajuizou a universitária.

 Contactado pela reportagem da Rádio Princesa do Vale, o Secretário de Educação do município de Afonso Bezerra, Mistênio Bertuleza de Araújo, na - foto, informou que o tema não compete à pasta a qual atua, a incumbência é da secretaria de obras, urbanismo e transporte, que tem como titular Marcelo Lacerda, o mesmo não foi encontrado para se pronunciar a respeito do assunto. 

http://angicosnoticias.blogspot.com.br/

Motoqueiro é encontrado morto com mais de 20 tiros na estrada de Genipabu

Um motoqueiro foi encontrado morto, na estrada de Genipabu, na noite desta terça-feira (19). Ele foi executado no local com mais de 20 tiros de pistola calibre 380. A vítima, que até o momento da postagem dessa matéria não tinha sido identificada, foi encontrada às margens da estrada e ao lado de uma motocicleta, que estava estacionada. De acordo com o sargento Euclides, do 4º Batalhão da Polícia Militar, o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi informado de uma sequência de tiros naquela região e mandou uma equipe ao local. Quando os policiais chegaram lá encontraram o corpo do homem. O local é bastante deserto e, por isso, os policiais não conseguiram encontrar possíveis testemunhas que pudessem repassar mais detalhes sobre o caso. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) estiveram na cena do crime e tiveram dificuldades para recolher as cápsulas, tendo em vista que eram mais de 20 e que estavam espalhadas pela cena do crime. Ainda de acordo com o sargento Euclides, o crime tem características de execução e quem efetuou os disparos estaria com muita raiva da vítima. Ele explicou que como a motocicleta estava em pé e estacionada, possivelmente, o assassino chegou a se aproximar e conversar com o homem, antes de atirar.

Portal bo