sexta-feira, julho 5

Governo estuda divulgar dados sobre uso de aeronaves oficiais

O governo estuda abrir informações sobre uso de aeronaves oficiais por ministros e os presidentes da Câmara e do Senado. Ainda está em discussão, contudo, como e quais dados serão tornados públicos.

Na manhã desta sexta-feira (5), os ministros Celso Amorim (Defesa) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União) se reuniram no Ministério da Defesa para tratar da transparência dos voos solicitados por autoridades do Executivo e do Legislativo.

Marcelo Soares: Deputado propõe lei que inibe carona na FAB
Vera Magalhães: Passe (aéreo) livre
Eliane Cantanhêde: O estadista do Maracanã
Conheça a frota da FAB para o transporte de autoridades
Governo estuda divulgar dados sobre uso de aeronaves oficiais
Garibaldi deu carona a empresário sócio do filho em jato da FAB para ir ao Maracanã

Eles discutiram, entre outros temas, o ofício do senador João Capiberibe (PSB-AP), que solicitou a relação de voos da FAB (Força Aérea Brasileira) requisitados por autoridades dos três Poderes. O senador defende que o ministério divulgue, em seu Portal da Transparência, a lista dos voos acompanhada do nome de todos os passageiros, custo e objetivo da viagem, solicitante do voo e o seu percurso.

Segundo a Folha apurou, há disposição dentro do governo para divulgar, ao menos, o nome da autoridade, número de passageiros, data, destino e motivo das viagens. As mudanças devem ser anunciadas na próxima semana.

O decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver "motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente".

As autoridades devem informar, além de destino, data e horário do voo, quantos passageiros os acompanharão --mas não há previsão para que informem o nome dessas pessoas. O pedido é feito diretamente ao comando da Aeronáutica, que verifica a disponibilidade da aeronave e mobiliza uma equipe com, normalmente, dois pilotos e um comissário de bordo, todos militares.

Atualmente, essas informações e os custos dos voos não são disponibilizadas ao público. Apenas os próprios solicitantes e a FAB têm acesso aos pedidos e detalhes dos voos.


CASOS

Como a Folha revelou, o ministro Garibaldi Alves (Previdência) e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) usaram aeronave oficial para ir ao Rio de Janeiro, onde assistiram à final da Copa das Confederações. Ambos deram caronas para amigos e parentes.

Henrique devolveu R$ 9.700 aos cofres públicos. Apesar de a Previdência afirmar que tinha comprado voo em avião comercial para o ministro, Garibaldi Alves afirmou que se sentiu no direito de usar o avião para deixá-lo onde quisesse ficar.

Fonte: Folha S. Paulo

Femurn: Convocão dos prefeitos do RN para encontro com a Bancada Federal e Senadores

Femurn: Convocão dos prefeitos do RN para encontro com a Bancada Federal e Senadores

Por meio de comunicado eletrônico, veiculado através do site da Federação dos Municípios do RN (Femurn) o presidente da entidade e também prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PMDB), confirma para o dia 09 de julho, terça-feira próxima, às 17h, um encontro dos prefeitos do Estado com a bancada federal potiguar em Brasília.
O evento se observará dentro da programação oficial da 16ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que transcorrerá de 09 a 11 de julho na capital federal, numa realização da Confederação Nacional dos municípios (CNM), a qual a Femurn é filiada.

O encontro com os deputados federais e senadores do RN foi articulado pelo coordenador da bancada, deputado federal João Maia (PR). No convite, Benes reafirma o convite a todos os prefeitos do Estado que estiverem em Brasília durante a Marcha para “prestigiarem este evento e esta oportunidade de debatermos com os nossos parlamentares, acerca dos problemas e das dificuldades enfrentados pelos nossos municípios”.

fonte:http://cabuginoticia.blogspot.com.br/

TRIBUNA DO NORTE,NOVO JORNAL NEM O BLOG DA LAURITA VIRAM O VOO DOS BACURAOS NOA AVIÕES DA FAB

Engraçado: A Tribuna do Norte, Novo Jornal nem o Blog de Laurita Arruda viram o voo dos bacuraus nos aviões da FAB

Televisão do Brasil, em todos os jornais de grande circulação, a noticia do uso dos aviões da FAB pelos primos Henrique e Garibaldi filho não foram vistas nem pela Tribuna do Norte, Novo Jornal, pelo Blog Território Livre de Laurita Arruda..

Depois esse povo ainda quer fazer jornalismo, como??

Me lembro quando fui preso por me recusar a fazer o bafômetro, a matéria saiu até no Cabugi Comunidade e foi manchete de primeira página em tudo que foi jornal.. Só não saiu no Jornal de Cassiano, pai de Laurita, porque ainda não circulava..
Essas são as pessoas que vivem falando mal de mim, dizendo até que sou doido, nos alpendres das casas de praia..

Me respeitem!!

fonte: http://lajesnewsrn.blogspot.com.br

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA TAMBÉM USOU JATINHO DA FAB PARA VER JOGO.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), também usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim de semana para ir ao Rio de Janeiro assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã.

O ministro saiu de Brasília na sexta-feira às 6h com destino a Fortaleza para cumprir agenda oficial na cidade de Nova Morada (CE). O compromisso acabou pela manhã.

Em vez de retornar a Brasília, o ministro pediu que o avião, um Learjet 35, o levasse ao Rio, onde havia programado passar o fim de semana para ver o jogo da seleção brasileira contra a Espanha.
Em vez de retornar a Brasília, o ministro pediu que o avião, um Learjet 35, o levasse ao Rio, onde havia programado passar o fim de semana para ver o jogo da seleção brasileira contra a Espanha.
A aeronave saiu às 14h de sexta de Fortaleza e chegou às 17h no Rio. Em entrevista à Folha, Garibaldi contou que deu carona a um amigo, o empresário Glauber Gentil. Ambos viajaram num avião que comporta 10 passageiros.
 "Eu não iria passar o fim de semana em Natal [terra do ministro]. Se fosse voltar para Brasília, teria optado por lá. Mas havia programado ir ao Rio. Fui para passar o fim de semana e ver o jogo", disse.
"Me senti no direito de o avião me deixar onde eu quisesse ficar", afirmou o ministro. "Já fiz isso outras vezes, porque na volta fico sempre no destino que eu me programei. Pedi com antecedência, senão ministro entra na fila."
Ele ganhou ingresso do Ministério do Esporte para o Maracanã e disse ter gostado do jogo. "Quem não gostou?"
O decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver "motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente".
Ou seja, segundo o decreto, Garibaldi não poderia ir ao Rio porque não tinha agenda nem mora na cidade. O ministro disse que retornou para Brasília em voo comercial.
Garibaldi é primo do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que usou outro avião da FAB para ver o jogo da seleção. Alves levou sete convidados de Natal para o Rio. Glauber Gentil, que foi para o Rio com Garibaldi, pegou carona com Alves para voltar a Natal.


Fonte: Leandro Colon/Folha de São Paulo
Foto: Sérgio Lima/Folhapress