quinta-feira, junho 13

35 municípios do Estado podem perder recursos do Ministério do Turismo por obras pendentes com a Caixa.


Quase 50 obras no Rio Grande do Norte que receberam recursos do Ministério do Turismo em 2011 e estão com o contrato suspenso terão até 28 de junho para regularizar o processo. Após o fim do prazo, os empenhos serão cancelados.

Dos mais de 400 municípios do Brasil, 35 são do Rio Grande do Norte. As obras estão paralisadas ou não foram iniciadas devido a pendências com a Caixa Econômica Federal, como falta de licenciamento ambiental e comprovação de titularidade da terra.

De acordo com informações disponíveis no site da CNM, os municípios são os seguintes: Água Nova, Alexandria, Areia Branca, Assú, Baia Formosa, Bodó, Bom Jesus, Caiçara do Rio dos Ventos, Doutor Severiano, Frutuoso Gomes, Goianinha, Itajá, Janduís, João Dias, Jucurutu, Lajes, Lagoa de Pedras, Major Sales, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Pau dos Ferros, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Ruy Barbosa, São Bento do Norte, São Tomé, São Rafael, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Tibau do Sul e Várzea.


MUNICÍPIO BENEFICIADO Lajes RN

OBJETO URBANIZAÇÃO DOS CANTEIROS DA AV TABELIÃO JOSÉ PROCÓPIO NO MUNICÍPIO DE LAJES/RN.  Nº. DO CONVÊNIO  768841

CAICARA DO RIO DO VENTO 
Construção de um calçadão na sede do Município de Caiçara do Rio do Vento/RN. 
Nº. DO CONVÊNIO 766015 

Clique Aqui  para saber se o seu Município tem alguma obra com cláusula suspensiva.

Fonte: http://politicapauferrense.blogspot.com.br/2013/06/35-municipios-do-estado-podem-perder.html

Obras no viaduto do Baldo começam segunda-feira


As obras de recuperação do viaduto e da laje do canal do Baldo serão iniciadas na próxima segunda-feira (17). A data foi definida no final da manhã desta quarta-feira, 12, durante a primeira visita técnica da empresa responsável pelas obras, a BMB Construções Ltda. Os recursos são do próprio Município, no valor de R$ 1,8 milhão e o prazo de conclusão é de seis meses.


A vistoria contou com a presença de engenheiros das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e de Mobilidade Urbana (Semob), além da construtora BMB. O objetivo foi verificar o local do início das obras e as mudanças que deverão ser feitas no trânsito em função da interdição das faixas e/ou desvios do fluxo de veículos.

Segundo o secretário adjunto de Obras da Semopi, Caio Múcio, o primeiro passo é recuperar a laje do canal do Baldo que está bastante danificada por causa da ferrugem exposta e oxidada. Ao mesmo tempo, será iniciada a recuperação do viaduto, estrutura de concreto que apresenta desgaste natural.

Entre os serviços que serão realizados na laje do canal do Baldo, citou a demolição do pavimento, escavação, confecção da nova laje, reaterro e novo pavimento.

Inaugurado em 1978, durante o governo do prefeito Vauban Faria, o viaduto do Baldo será agora totalmente recuperado. O laudo técnico é de autoria do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Pereira da Silva. “Esse laudo é que vai nortear o que vai ser recuperado”, frisou na ocasião, o engenheiro da construtora BMB, João Carlos Aranha.

Fonte: Trampolim da Vitoria às 09:00 Nenhum comentário:

Raposa com raiva em Caicó


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Laboratório Central (Lacen), diagnosticou na última terça-feira (11), o primeiro caso de raposa positiva para a raiva no estado, neste ano. O animal agrediu uma pessoa e um cão na zona rural de Caicó, no dia 04 de junho passado e o resultado na prova da Imunofluorescência Direta foi positivo.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental (Suvam), Iraci Nestor de Souza, o diagnóstico foi informado ao Centro de Controle de Zoonoses de Caicó, que está providenciando ações de prevenção, como investigação e bloqueio vacinal, através da imunização de cães e gatos dentro da área de foco.


Iraci Nestor alerta que a raiva demanda uma maior atenção em relação aos animais silvestres do que no que se refere aos animais domésticos, sobre os quais já há mais controle por meio de campanhas de vacinação antirrábica canina e felina. Por isso, animais como guaxinim, gambá, morcego, macaco, roedores silvestres, raposa e cachorro do mato são classificados como animais de alto risco para transmissão da raiva, pois perpetuam o vírus mesmo quando o ciclo urbano, que envolve cão e gato, está controlado.

No Rio Grande do Norte, desde 2005, já foram diagnosticadas 23 raposas positivas para raiva. Na região do Seridó, destaca-se a Serra Negra do Norte, onde foram registrados dois casos em 2012, e Caicó, que apresenta positividade para raiva nessa espécie animal pelo terceiro ano consecutivo.

87° CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ EM 2013

Mais um crime de homicídio registrado na noite de hoje 13 de junho de 2013 no bairro Santo Antônio em Mossoró. Marcelo Henrique de Almeida Dantas 23 anos que residia na rua Tiberio Bulamarque no bairro barrocas.
De acordo com informações colhidas pelo passando na hora a vítima estava conversando com um grupo de pessoas na barragem de baixo quando quatro elementos em duas motocicletas de cor escura passaram pelo local disparando contra o grupo "Marcelo" foi atingido por um disparo foi socorrido para a UPA do Santo Antônio por populares mais ao dar entrada foi constatado que o mesmo já se encontrava em óbito. 


fonte: BLOG PASSANDO NA HORA

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de Junho.

A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas. 


 

Esta data visa alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam esta na escola a prender a construir um futuro melhor para si para as suas famílias.

 O Dia MUNDIAL contra o trabalho infantil visa assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalhos infantis. 

A UNICEF estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados.

PROGRAMA PETI DE LAJES, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
fonte:http://cabuginoticia.blogspot.com.br/

Ontem dia 12 de Junho na quadra Manoel Procópio de Moura, o programa PETI-Lajes/RN veio mostrar e dizer não ao trabalho infantil, diante de centenas de pessoas que lá estiveram como: A secretária de Educação Irene Martins, Secretário da Juventude e Esporte Laureano Alves, a Secretária de assistência Social Maria Juvanete, Selma Silva, a população em geral.
Juliana Psicóloga do CRÁS e orientadora do PETI  

Juliana Psicóloga do CRÁS e orientadora do PETI Em suas palavras diz que todos estão ali para combater realmente o trabalho infantil, que infelizmente existe essa data para ser lembrada, porque se não existisse o trabalho infantil, agente não precisa lembrar essa data e que não é uma data para sim comemorar e sim para lembrar e combater o trabalho infantil lembra ainda que estamos na semana de combate as drogas em nosso município, fala ainda que se não dermos as mãos e fechar os olhos elas vão continuar existindo e vão continuar aumentando, como tem aumentado em nosso município,  por isso pedimos a todos os órgão que desenvolva algum trabalho para a criança e o adolescente.






Juliane lembra os voluntários que ali estão como: Állysson da Oficina do Coral, monitor Ramon,  Rafaela -Teatro, Henrique, Luciana - Artesanato, Vivaldo -Violão, Luana, Neto, José Harley - Taekwondo, João Augusto - Desenho, e finaliza suas palavras dizendo que foi com carinho que todos fizeram suas apresentações e vão mostrar aqui.


Começando as apresentações: 

Vôlei
Futsal
Voluntário - Vivaldo Miranda mostrando o que está repassando nas aulas para as crianças, por ex: Todas as partes de um violão, notas musicais entre outros...


Mostrando as partes de um violão
Logo em seguida com ajuda do Allysson cantou a música do PETI

Voluntário - Neto, que trouxe uma peça mostrando que em uma casa rica, crianças são usadas para trabalhar para, perdendo assim sua adolescência.

Voluntária - Luciana, mostra a todos o artesanato confeccionado por alunos dos programas CRÁS e PRO JOVEM aqui de Lajes

 Oficina de reciclagem, reutilizar produtos que são jogados no lixo nas mãos desses jovens viram produtos confeccionados e reutilizados 
 
Voluntário - José Harley mostrando aulas repassadas no PETI para as crianças e adolescentes.
 
Alunos
Uma pequena demonstração de combate e defesa.
Quebrando uma telha com a ponta do pé.
Agora o professor mostra a todos o que o poder da perna tem, agora lembrando que para todos o Taekwondo é para defesa pessoal e participação em eventos profissionais como os que o mesmo participa, nada de querer sair por ai fazendo besteira, foi dado o recado.

Voluntário - João Augusto, vários alunos vieram mostrar o que aprenderam na oficina de desenho.
Oficina de desenho

Voluntária - Rafaela, que trouxe seus alunos mostrando de como é que é exporto o trabalho infantil desde uma pequena venda de cocadas, pedir esmola para manter seus Pais e até mesmo na prostituição, por isso é que coisas desse tipo não pode e precisamos ver e denunciar.



Voluntário - Allysson da oficina do coral do PETI, que junto com seus alunos cantou a música do PETI.
 
Agora 2 apresentações ficaram por conta dos alunos da Escola Dr. Eloy de Souza, a 1ª apresentação é do Grupo de dança a monitora Franciele que trás a musica violência infantil, logo em seguida o professor Fábio Fernandes trouxe seus alunos do grupo de teatro da Escola Dr. Eloy de Souza apresentando a Escola Brasil, que como em todas apresentações em eventos tiram sorrisos de pessoas, veja algumas fotos:
 
Infelizmente na quadra exitem 3 refletores queimados por isso ficou um pouco escuro as fotos
Grupo de dança
Grupo de dança
Grupo de teatro
 
 Agora o grupo Pau e lata que tem seu apoiador e professor de História entre outros atributos Cicero que se apresentaram para todos na quadra.
 
 
 
 
 
Este é Cicero um guerreiro até debaixo dágua

Para finalizar o evento a ultima presentação ficou por conta dos alunos do PROGRAMA CRÁS E PROJOVEM, que mostrou que a vida das drogas é difícil mais como vimos no final da peça é que o bem vence o Mau tirando assim a criança e adolescente desse mundo triste que é das drogas, veja algumas fotos:
Realização:
PETI,
CRÁS,
PROJOVEM,
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,
ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
 

A estudante Patricia Medeiros, será a representante potiguar no soletrando do caldeirão do Huck, na TV Globo

 
A representante do RN no Soletrando 2013, do Caldeirão do Huck, da TV Globo, será Patrícia Gonzaga de Medeiros, de 10 anos. A potiguar que vai dar pinta e brilhar no Globo, é uma seridoense da gema, ela é natural de Currais Novos/RN.
 
Patrícia Medeiros, ganhou a parada, disputando uma final duríssima contra uma conterrânea, Sabrina Stefanny Campelo de Medeiros, de 11 anos, estudante da Escola Municipal de Nossa Senhora e a palavra que definiu a representante potiguar no certame 2013 do Soletrando, foi “enjoos”. A seletiva foi realizada na tarde desta terça-feira, dia ( 11/06 ), na sede da Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, em Natal/RN. Patrícia Medeiros mora na zona rural de Currais Novos/RN, numa comunidade chamada Sítio Malhada da Areia, que fica a 18 quilômetros do centro urbano da cidade e nunca teve a chance de usar um computador. Alheia à nova tecnologia, a menina abusa dos livros que carrega na bolsa, e segundo ela, passa o dia na biblioteca da Escola Municipal Professor Salustino Medeiros. Todos os dias, Patrícia Medeiros enfrenta uma rotina difícil para estudar. Ela pega um ônibus para ir à escola, que demora um pouco mais de meia hora até chegar ao centro da cidade. Ela Gosta muito de ler e ouvir música. A disciplina preferida é a língua portuguesa. O último livro lido por ela foi 'O disfarce da morte vermelha' do autor norte-americano Edgar Allan Poe. Já quanto a música, o gosto da garota é bem eclético, são muitas..., Mas ela, citou 'Ai, se eu te pego', de Michel Telô... "Acho a música engraçada”, brincou Patrícia Medeiros.

Fonte: Walter Baptista