terça-feira, agosto 27

Servidores não pretendem deixar a governadora em paz e Sindsaúde inicia ‘caça à Rosalba’

http://jornaldehoje.com.br/
Em greve há quase um mês, os servidores da saúde estadual não pretendem deixar a governadora Rosalba Ciarlini em paz enquanto ela não escutar as reivindicações da categoria. Na manhã de hoje (27), a governadora participaria de uma solenidade na sede da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na localizada na avenida Salgado Filho. Porém, os grevistas souberam da possível presença da chefe do Executivo Estadual e foram para o local na tentativa de uma ‘conversa’. Segundo os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), que estão acampados em frente à residência oficial de Rosalba Ciarlini há seis dias, os manifestantes deverão perseguir a governadora em qualquer solenidade em que ela tenha a possibilidade de ir.

A representante do Executivo deveria comparecer à cerimônia para entregar novos veículos que passarão a fazer parte da frota da Caern. Eram 25 caminhões de médio porte, seis picapes, e 104 motocicletas. Na ocasião, Rosalba Ciarlini também assinaria duas ordens de serviço para a capital. No entanto, a solenidade marcada para às 8h, foi cancelada após quase duas horas por conta da chegada de cerca de 150 manifestantes da saúde estadual.

De acordo com a assessoria de comunicação da Caern, o cerimonial do evento decidiu cancelar a solenidade para evitar conflito. Entretanto, para a coordenadora-geral do Sindsaúde, Simone Dutra, essa situação pode ser analisada de outra maneira. “Ela está virando as costas para o problema. Ela está se escondendo”, completou. De acordo com a líder sindical, a categoria se sente indignada com as ações do governo, ou a falta delas. “É um governo que não responde a nada, estamos buscando o contato, mas não temos respostas” completou Simone Dutra.

Sobre a ameaça de corte do ponto dos grevistas, a coordenadora destacou a indignação da categoria quanto à possível ‘saída’ encontrada pelo Executivo. “O governo ataca o servidor desde o seu já baixo salário”, informou. Ela também ressaltou que o sindicato não foi notificado sobre a suposta ilegalidade da paralisação e do ato na frente da residência oficial da governadora.

O ato de hoje foi mais uma ação do Sindsaúde na tentativa de serem ouvidos pela governadora. Ainda acampados em frente à casa de Rosalba Ciarlini, o grupo agora se propõe a buscar a governadora onde ela for. “Onde nós soubermos que ela está, nós iremos atrás”, disse. A sindicalista justifica que deseja ter esse encontro para avançar nas negociações. “Viemos hoje atrás da governadora para debater, mas ela se escondeu”, concluiu. Esta manhã, o Sindicato realizaria uma assembleia com os servidores acampados, mas esta foi cancelada para a realização do ato na Caern. Mesmo assim, alguns servidores se mantiveram no acampamento.

A pauta de reivindicações tem como base quatro pontos primários, entretanto é completada com mais observações. As principais solicitações pedem o pagamento da matriz salarial, baseado na lei 33.363, ponto este que segundo a sindicalista “o governo já disse que reconhece, mas não paga”. A líder do sindicato ressaltou que as reivindicações estão ao alcance do estado. “Nossa pauta é muito simples. A questão é que o estado está sem governante, está desgovernado”.

A convocação do concursados – que pretende não só melhorar a prestação de serviço, mas também dar melhor condições de trabalho aos funcionários – é outro ponto exigido, além da publicação da comissão que fará a revisão de cargos e salários dos funcionários da saúde. E por fim, o pagamento do reajuste das gratificações dos aposentados. Os quais não receberam quando foram ampliadas em 22%.

INVESTIMENTO

Após o cancelamento da cerimônia, a Caern informou através da sua assessoria de imprensa que pretende remarcar o evento para uma data ainda não definida. O presidente da Companhia, Yuri Tasso, deve entrar em contato com a governadora para que as documentações das ordens de serviço sejam assinadas ainda hoje.

Apesar disso, os veículos e as 600 bombas para poços adquiridos com recursos próprios da companhia, por meio de um investimento de R$ 3 milhões, já estavam no pátio para o uso. Porém, a Caern pretende investir em nova licitação para aquisição de mais 65 caminhões, 39 equipamentos para desobstrução, limpeza por sucção, para limpeza por hidrojateamento, 23 braços valetadores hidráulicos, seis retroescavadeiras e oito caminhões munck.

Em um segundo momento da cerimônia, a governadora assinaria duas ordens de serviço, sendo uma destinada à conclusão do sistema de esgotamento sanitário do bairro de Capim Macio e outra para a construção e instalação de três Estações Elevatórias para bombeamento de esgotos coletados nos bairros do Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade Nova e Quintas, beneficiando a região Oeste de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário