sexta-feira, junho 7

Henrique assume a presidência da República por 60 horas

Henrique Alves assume Presidência da República 

quase 60 anos após Café Filho



Ao assumir a Presidência da República neste fim de semana, Henrique Alves fará com que se registre um potiguar no mais importante cargo do Brasil pela segunda vez na História.
Na última vez em que um norte-riograndense esteve à frente do cargo foi há quase 60 anos, quando Café Filho presidiu a República entre agosto de 1954 e novembro de 1955, quando foi deposto num golpe de Estado.
Como Henrique terá um prazo bem mais curto, sua função no Palácio do Planalto deverá ser meramente protocolar, tratando de despachos rotineiros. Apesar disso, o ato não deixará de ser representativo.
Para assumir a Presidência, Henrique já comunicou à embaixada do Brasil na Rússia que sua viagem a esse pais, também prevista para o fim do semana, não será realizada. Seria a segunda vez que ele perderia a oportunidade de assumir o comando da nação.
Caso fosse à Rússia, com a provável viagem internacional também de Renan Calheiros, presidente do Senado, o Brasil seria conduzido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, a quem não interessa demonstrar cortesia do Parlamento nesse momento de tensão entre os poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário