sexta-feira, agosto 9

Sem negociação, professores entram em greve na segunda

http://djdls.blogspot.com.br/

O Sindicato dos Servidores em Educação do RN (Sinte/RN) confirmou a deflagração da greve para a segunda-feira, 12, quando será realizada a Assembleia Geral da categoria da rede estadual. A reunião acontecerá às 8h30 na Escola Estadual Wiston Churchill, na Cidade Alta. Para o início da greve, o sindicato alega frustração nas negociações com o Governo do Estado.

A pauta de reivindicações tem nove pontos, entre os quais o pagamento das horas de trabalho excedente aos professores, pagamento da carga suplementar e das gratificações dos diretores e vice-diretores, cortada no mês de julho, e pagamento aos professores recém ingressos que estão sem receber – alguns desde fevereiro de 2013 e outros há 3 meses.

Além disso, o Sinte cobra o compromisso da secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, na atualização e pagamento da tabela salarial devida desde 2011, pagamento de direitos funcionais aos servidores, o que está previsto no Plano de Carreira, oferta de formação prevista em lei, pagamento correto do Pasep, concessão de licenças, pagamento de quinquênios e aposentadorias a serem concedidas dando direito ao funcionário aguardar, sem comparecer ao local de trabalho, desde que tenha idade e tempo de contribuição.

Outra reivindicação é a implementação imediata do planejamento para quem está em sala de aula. A direção do SINTE tem orientado os professores que a implantação da hora atividade ou planejamento não seja feita com pedaços de tempo escolar. A orientação é que seja feita em um turno de trabalho, em um dia da semana. Segundo o Sindicato, a portaria editada pela Seec, no último dia 24 de julho, não garante isso, vez que está faltando professores nas escolas.

Os professores reivindicam ainda o encaminhamento imediato do projeto de lei para promoção de duas letras que correspondem a 10% e a garantia negociada com a Assembléia Legislativa do pagamento imediato; bem como o pagamento de 0,26% para professores/educadores da ativa e aposentados decorrente da consolidação do piso salarial com efeito retroativo a janeiro de 2013.

O Sinte/RN também quer a reforma e manutenção das escolas. De acordo com o Sindicato, em levantamento realizado em 306 estabelecimentos de ensino o maior problema é a precária estrutura física das unidades escolares. O levantamento indica que 94,6 % das escolas estão comprometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário