quarta-feira, agosto 7

Ibope: 85% da população é a favor da reforma política

http://noticias.terra.com.br/

A esmagadora maioria dos brasileiros deseja que seja discutida e aprovada uma reforma política, uma das principais reivindicações das manifestações dos últimos meses, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ibope.

A consulta diz que 85% dos entrevistados são a favor de uma reforma política e 78% considerou que o financiamento das campanhas eleitorais deve ser exclusivamente público.

Atualmente as campanhas dos partidos políticos recebem apoio público, mas podem ser financiadas também por empresas, o que facilita esquemas de corrupção.

Segundo a pesquisa, 90% das pessoas entrevistadas exigiu punições mais duras para delitos envolvendo dinheiro público ou financiamento de campanha.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de julho e foram consultados 1.500 eleitores de todas as regiões do país.

Para responder ao clamor das manifestações, a presidente Dilma Rousseff propôs realizar um plebiscito para consultar a sociedade sobre os moldes dessa reforma política, e pretendia que a mesma entrasse em vigor ainda para as eleições de outubro de 2014.

A lei eleitoral exige que uma reforma dessa natureza seja aprovada um ano antes da eleição, o que inviabilizou executá-la para as eleições do ano que vem.

Além disso, a Constituição reserva o poder de convocar um plebiscito ao Congresso, que, por causa do prazo, descartou a proposta feita por Dilma.

A discussão de um projeto de reforma política que tramita há anos na Câmara foi acelerada na expectativa de que os deputados cheguem a um acordo para que possa ser submetido a um referendo.

Para isso o Congresso criou um grupo de trabalho que tentará chegar a uma proposta que, segundo a expectativa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, poderia ser aprovada antes do final do ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário